sábado, 7 de novembro de 2015

A maior pintura de gatos do mundo é vendida por R$ 3,1 milhões




Esta é "My Wife’s Lovers" (Os amantes de minha mulher, em tradução livre), uma pintura do artista austríaco Cal Kahler. A obra majestosa consiste de 42 gatos em uma tela que pesa 102 kg e mede 1,77 por 2,58 cm.

O quadro foi adquirido por um comprador misterioso durante um leilão da Sotheby's realizado em Nova York, nos Estados Unidos. Ele desembolsou 826 mil dólares (mais de R$ 3,1 milhões) para arrematar a obra de arte apontada como a maior e mais cara pintura de gatos do mundo.

Em 1881, Kahler visitou os Estados Unidos e se encontrou com uma senhora milionária chamada Kate Birdsall Johnson. Em 1891, ela pediu-lhe para pintar um retrato de todos os seus gatos. Esta obra monumental é o resultado de seus trabalhos, embora ela mostre apenas 42 dos 350 gatos da Sra Johnson.

Segundo a porta-voz da casa de leilões Sotheby's, Melanie Brister, cada um dos gatos tinha um nome, e os animais eram tratados por uma tropa de servos. No centro da obra fica Sultan, um felino comprado por 3 mil dólares durante uma viagem de Johnson a Paris.

A dona dos gatos morreu em 1893, apenas dois anos após a pintura ser concluída e teria deixado cerca de 500 mil dólares para que os gatos continuassem sendo bem tratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário