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Por Maraísa Santana



A internet, na condição de nova forma tecnológica de relacionamento entre as pessoas, permitindo a interação do ser humano de forma rápida tem evoluído bastante nas duas últimas décadas.
Observe-se que há pouco mais de vinte anos a revolução que tem sido provocada por esse novo e moderno universo virtual tem modificado definitivamente a forma de comunicação entre as pessoas, causando transformação em seus hábitos e nas suas formas de consumo, como adverte o professor Renato Opice Blum, em artigo sobre o assunto, publicado na Revista Eletrônica Consultor Jurídico, edição do dia 5 deste mês de outubro.
Têm sido frequentes os relatos de crimes praticados pela internet, porque os internautas, em sua quase totalidade, acreditam que não serão punidos, já que não estão frente a frente fisicamente com a sua vítima, e, consequentemente, não poderão ser identificados, o que é um grande equívoco, porque, ao contrário, a maioria dos internautas podem ser identificados e punidos.
Em nível de consumo as empresas tiveram que se adaptar a esse formato novo, criando e desenvolvendo novas formas de comercialização dos seus produtos e serviços e em consequência surgiu novo modelo de comércio eletrônico, denominado e-commerce, sustentado no novo formato de vendas online, que promoveu maior aproximação entre cliente e empresa, simplificando a vida do consumidor, que, do conforto do seu lar, pode adquirir produtos e serviços variados.