sábado, 14 de novembro de 2015


Palestra encerra 4º ciclo do Projeto Inova Moda em Parnaíba


O lançamento do caderno coleção, criação e tecnologia “Movimentos” do projeto Inova Moda desenvolvido pelo SENAI e o SEBRAE encerrou o 4º ciclo com palestra em Parnaíba. O evento, realizado no auditório do escritório do SEBRAE reuniu dezenas de empreendedores e pessoas ligadas ao segmento de moda de Parnaíba e região.
A Gestora do Projeto Setorial Indústria da região de Parnaíba junto ao SEBRAE, Lúcia Carneiro, deu as boas vindas aos participantes comentando sobre a importância do Inova Moda para o desenvolvimento do setor local. “Quem vem acompanhando as etapas desse projeto percebe que a cada ciclo as inovações avançam: são novas formas, tecnologias, modelagens, enfim, uma série de componentes que vão ajudar a todos no desenvolvimento das suas coleções”, disse a gestora.
Estudante do curso de Designer em Moda da faculdade Faradi, Lua Ferreira de Holanda, falou que tem participado de todos os ciclos do projeto e que isso foi essencial para a aquisição de novos conhecimentos fora da faculdade. “Foi e está sendo importantíssimo para mim ter tido a oportunidade de participar das palestras. Sinto que, além de evoluir os meus conhecimentos, aprendi mais sobre moda”, afirmou a estudante.
 “Já trabalho com moda há cerca muitos anos, e vim aqui para ampliar meus conhecimentos, ver as novas tendências e melhorar meu trabalho”, comentou a empresária Josefa Paixão, proprietária da empresa Newfardas Confecções.

O projeto tem como objetivo aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas de confecção e moda brasileiras. Por meio de palestras, oficinas, laboratórios e material didático são abordas tendências de comportamento, consumo, moda, mercado, entre outros temas que vão nortear o desenvolvimento de produtos diferenciados de alto valor agregado. E assim, mais competitivos.
A publicação do Inova Moda faz parte de um Projeto do SENAI CETIQT com SEBRAE e SENA, envolvendo diversos Estados brasileiros. O caderno é resultado de uma vasta pesquisa mundial e troca de informações entre diversos técnicos da área têxtil, vestuário, moda e design do país e tem duração de 54 meses devendo acontecer até 2018, com ações divididas em 09 ciclos, numa média de 02 ciclos por ano. Esse é o 4º Ciclo do Projeto.
Dados do setor
Segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (ABRAVEST), o Brasil é o sétimo maior produtor mundial de têxteis e vestuário, com mais de 100 mil indústrias de confecção formais e informais, que produzem em torno de 7,2 bilhões de peças por ano. O setor também abriga quase 2 milhões de trabalhadores e é o segundo segmento que mais emprega no país. No Pará, são 236 indústrias de transformação têxtil e de confecções em operação, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Ascom/Fiepi


SETUR projeta melhorias para o litoral do Piauí


vereador André Neves acompanhou a visita do secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Junior, que esteve na região do litoral piauiense nesta quinta-feira. A comitiva vistoriou as obras de alargamento da pista da Pedra do Sal e também discutiu a revitalização da área de bares e restaurantes na orla marítima.

Já no município de Ilha Grande do Piauí, o secretário Flávio Nogueira Junior e o vereador André Neves foram ao Porto dos Tatus. Em seguida, houve um deslocamento até a Lagoa do Portinho, ocasião em que o gestor do Turismo estadual informou que fará um estudo técnico para avaliar a situação atual do ponto turístico.

Outro tema debatido foi a necessidade da implantação de um centro de convenções na cidade de Parnaíba. A obra já foi objeto de requerimento do vereador André Neves, sendo também um projeto da Prefeitura Municipal. Por fim, o secretário se prontificou a levar todas as demandas diretamente ao governador Wellington Dias.

cópia P. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário