quinta-feira, 24 de dezembro de 2015


* Notícias Diversas: 

Mortes na Maternidade Evangelina Rosa já passa de 500 só este ano


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa esteve nesta 3ª feira na Maternidade Evangelina Rosa de Teresina, a maior do Estado e constatou que, o número de óbitos ali registrados, vai além do que foi noticiado pela imprensa até aqui, em torno de 315. De acordo com as informações da diretoria repassadas aos deputados, são dois tipos de óbitos: fetal e infantil. Somando os dois, passa de 500 só este ano. Para o presidente da Comissão de Saúde, deputado Evaldo Gomes(PTC), “estamos diante de um quadro emergencial que requer toda atenção do poder executivo, porque está se transformando em calamidade. Algo tem que ser feito urgentemente”. O caso será levado ao governador e ao Ministro da Saúde, deputado Marcelo Castro.

RENOVAÇÃO
Os deputados saíram da Maternidade com a certeza de que, a casa está sucateada, abandonada e precisa rapidamente, de uma reforma estrutural física, de equipamentos e de aumentar o seu quadro de pessoal clínico para atender a demanda.

AS MORTES MÊS A MÊS
Os dados fornecidos aos deputados, revelam que temos 15 mortes por mês, ou seja, um dia e outro não, entre fetais e infantis. Mês a mês ficou assim – janeiro – 24 fetais e 38 infantis. Fevereiro – 25 fetais e 29 infantis. Março– 17 fetais e 37 infantis. Abril – 18 fetais e 18 infantis. Maio – 32 fetais e 25 infantis. Junho – 27 fetais e 21 infantis.

SEGUNDO SEMESTRE
Neste segundo semestre sem incluir o mês de dezembro que ainda não acabou, temos: julho – 18 fetais e 43 infantis. Agosto – 21 fetais e 31 infantis. Setembro – 19 fetais e 23 infantis. Outubro – 17 fetais e 23 infantis. Novembro 23 fetais e 23 infantis.

2016 TAMBÉM FOPI ASSIM
O arquivo da maternidade mostra que essa situação se arrasta já algum tempo. Em 2014, a situação era idêntica. Entre infantis e fetais, foram registrados naquele ano, mais de 600 óbitos.

IATE: ELEIÇÃO PODE SER ANULADA
Vai parar na Justiça a eleição da diretoria do Iate Clube de Teresina. O terceiro colocado na votação, Edilson de Araújo Lima, ex-presidente do clube, descobriu que os atuais diretores não poderiam ser candidatos porque estão todos inadimplentes. A chapa vencedora teve 578 votos e a 2ª colocada 470.

INFIDELIDADE
É curioso, o fato der que, no Iate clube de Teresina, uma chapa para ser registrada tem ter que ao menos 30 candidatos. Nessa ótica, nem os membro da sua própria chapa votaram no Sr. Edilson Lima que obteve míseros, chorados e pingados 17 votos.

GRAÇA CONFIRMA O PMB
A vereadora Graça Amorim(PTB), confirmou que vai mesmo presidir o PMB – Partido da Mulher Brasileira no Piauí. Ela esteve com a presidente nacional da sigla, empresária Suêd Haidad. Seu irmão, deputado Hélio Isaias deve filiar-se ao PP de Ciro Nogueira.

RECESSO
Câmara e Assembleia Legislativas entraram de recesso parlamentar. As duas casas só voltam as atividades de plenário no 1º dia útil de fevereiro. Como a primeiro semana daquele mês será de carnaval, é provável que suas excelências – vereadores e deputados - só retornem ao batente, depois que retirarem as máscaras.

NATAL INFELIZ
Os terceirizados reclamam e com razão: vão passar o natal sem um centavo no bolso. Aquela ideia de dividir o décimo em oito vezes não vingou. Tem terceirizado que está com quatro meses em receber o salário. Isso é um crime, salário á alimento.

HOMENAGEM
Acriança que foi constrangida por um dentista com uma arma na cabeça e obrigada pegar fezes e passar no rosto, foi homenageada por um grupo de jovens da Vila Operária.

PORTE LEGAL
Cometemos um equívoco ao informar que o dentista Lucas Lages Castelo Branco não possui porte de arma. Possui sim, porte legal. Colocamos toda a coluna a disposição dele e seu advogado, Dr. Marcio para exercitar o direito de resposta. Dá a sua versão do fato, o contraditório.


NOTAS & NÓTULAS
*O ex-senador João Vicente Claudino receberá o título de cidadão de Uiraúna(RN). Os convites para a solenidade em 8.01.2016, partem do vereador Joaquim Lira, presidente da Câmara.

*A vereadora Graça Amorim colocou a sobrinha Leni Maria na presidência do PMB do Piauí. Quando surgir a janela, ela deixará o PTB e assumirá o comando do partido.

*Francisco Juriti não e mais o presidente do PSC de Teresina. Mas, Mão Santa continua filiado ao partido.

*O cantor Chico Buarque tem toda razão de defender o PT. Ele e sua família estão locupletados na era petistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário