domingo, 14 de fevereiro de 2016

Notícias diversas:

A Assembléia Legislativa decidiu interferir na questão da violência no Estado e, em especial na capital, Teresina. Na 5ª feira, foi aprovado pelo plenário da casa, requerimento de autoria do deputado Evaldo Gomes(PTC) que convoca o secretario de Segurança, deputado capitão Fábio Abreu, o Comandante da Policia Militar, coronel Carlos Augusto e o Delegado Geral de Polícia Civil, Riedel Batista para explicarem aos deputados, o plano de Ação de combate a violência para 2016. Os deputados se mostraram preocupados com os constantes assaltos, sequestros relâmpagos, latrocínios e homicídios registrados em todo o Estado.


COMO SERÁ
Autor do requerimento, o deputado Evaldo Gomes justificou, dizendo que se baseou no relatório da ONG mexicana que colocou Teresina entre as 50 cidades mais violentas do mundo. A audiência será dia 17 deste mês.



MÃO SANTA FALA
Pesquisa para prefeito de Parnaíba, divulgada na 5ª feira, pelo Instituto Amostragem teve resposta imediata do ex-senador Mão Santa. Ele aparece com sofridos 8%. Rápido no gatilho,ele comentou: “esse aí é o antigo IPOP – Instituto para otário perdedor”. Com a palavra, o Presidente do Instituto, Professor Teles.



COLIGAÇÃO
O deputado Fernando Monteiro disse não estar preocupado com quem vai coligar seu novo partido, o PRTB. Seu filho, Marcos Monteiro será o candidato único da sigla a vereador de Teresina. A tendência é apoiar prefeito Firmino Filho ou o candidato do governador.



A DANÇA DAS FILIAÇÕES
Ano passado, o ex-vereador Nilson Cavalcante saiu do DEM e migrou para o PSC. Tornou-se o presidente da Executiva Municipal de Teresina e fechou a chapa de candidatos a vereador, com direito até de barrar alguns nomes.



RODA VIVA
Mas, como a vida é uma roda que não para, Cavalcante acabou sendo expurgado do PSC e levou consigo todo os eu grupo para o PSL. Acontece, porém, que no PSL também a fila andou e outra vez, o ex-vereador perdeu a legenda para o suplente de deputado Sergio Bandeira.



SOB NOVA DIREÇÃO
A presidência do PSL em Teresina ficará com a vereadora Teresinha Medeiros(ex-PPS). Caso queira ficar no partido, Nilson e seu grupo de 32 suplentes terão o apoio da nova direção, MS sem cargos de comando. É pegar ou largar.



COMEÇOU A CAMPANHA
O prefeito Firmino Filho deu o ponta-pé inicial da campanha de 2016. Foi na 5ª feira durante a sessão da Assembléia Legislativa. Mandou seu sobrinho, deputado Firmino Paulo (PSDB), “bater” no deputado Dr. Pessoa (PSD), pré-candidato a prefeito de Teresina.



BATE
Firmino Paulo foi a tribuna e acusou Pessoa de ter votado o projeto da transformação da Agespisa em Instituto de Águas, inclusive, exibindo documentos. Ele cobrou do colega, a palavra de renunciar ao mandato, caso ficasse provado que votou.



REBATE
Pessoa não deixou barato. Respondeu a altura e desafiou o prefeito a comparecer pessoalmente, ao plenário e não se utilizar de terceiros para ataca-lo, mesmo sendo esse preposto, seu sobrinho.



ANULAÇÃO
Tem gente fazendo consulta jurídica sobre a possibilidade de anular o resultado do desfile das Escola de Samba de Teresina. É que, dois jurados faltaram. Sem as notas deles, algumas Escolas se sentiram prejudicadas e acham que, por isso, podem anular a vitória da Ziriguidum.



FERIADÃO
Na Câmara Municipal de Teresina o feriadão continua. Sessão mesmo só na próxima 3ª feira. Na 5ª não deu quórum, apesar de vários vereadores comparecerem a casa. Não há projeto importante na pauta.



HERMENÊUTICA
A Resolução do TSE sobre o registro dos partidos para a eleição deste ano tem várias interpretações. É uma questão de hermenêutica. Cada um interpreta ao seu desejo. Mas, o correto é que, qualquer partido deve estar registrado na Justiça Eleitoral para a disputa.



DIRETÓRIO OU COMISSÃO
A Resolução não fala em Diretório nem em Comissão Provisória. Ela diz claramente que, para disputar a eleição, o partido político tem que ter um órgão de direção, devidamente registrado na Justiça eleitoral até a data da convenção.



UM OU OUTRO
Entendem os deputados ouvidos pela coluna que, órgão de direção pode ser o Diretório eleito em convenção pelos filiados do partido, ou a Comissão Provisório autorizada pela instância superior da agremiação partidária.



NOTAS & NÓTULAS
*Está chegando a hora. Faltam só 17 dias para abertura da janela política para quem deseja mudar de partido.
*O River estréia nesta sábado na Copa do Nordeste. Pega o Fortaleza lá no Castelão. Será o primeiro encontro do vice-campeão do Brasil com o seu ex-técnico, Flávio Araújo.
*Já o Flamengo, enfrenta o Sampaio correia domingo, também pela mesma competição aqui no Albertão. Seja o que Deus quiser.
Autor: Pedro Alcântara


Nenhum comentário:

Postar um comentário