domingo, 21 de fevereiro de 2016

NOTÍCIAS  DIVERSAS: 

POLÍTICOS USAM “JANELA” PARA MUDAR DE PARTIDO
Oficialmente, foi aberta nesta 5ª feira, 18, a tão esperada “janela” para os políticos que tem mandato trocarem de partido. Ao menos dois deputados estaduais e 11 vereadores de Teresina vão se utilizar desse benefício oferecido pela legislação eleitoral e se filiarem a outra agremiação. A permissão sem perda do mandato veio através de emenda constitucional promulgada nesta 5ª, 18 e vale 30 dias, ou seja, vai até 18 de março. Antes, quem deixasse o partido de origem sem justa causa perderia o mandato, visto que, o TSE pacificou e o STF confirmou que, o mandato pertence ao partido e não do eleito.

DEPUTADOS
Os dois deputados que vão abandonar suas siglas são do mesmo partido. Trata-se, de Fernando Monteiro e Joel Rodrigues. Monteiro vai para o PRTB, cujo filho, Marcos Monteiro, é o presidente e candidato a vereador de Teresina.

ADEUS AS ILUSÕES
O outro, é o deputado estadual Joel Rodrigues, ex-prefeito de Floriano que deixa o PTB para se filiar a uma nova sigla. Joel que também já foi vereador, deverá mais uma vez disputar a prefeitura de sua cidade.

VEREADORES
Na Câmara Municipal estão certos que trocarão de sigla os vereadores Jeová Alencar, Major Paulo Roberto, Ricardo Bandeira, Luiz André, Teresinha Medeiros, José Ferreira, Carlos Filho, Tiago Vasconcelos Celene Fernandes, Antônio Aguiar e Graça Amorim.

CONVITE
O deputado Federal Paes Landim quando presidente do PTB do Piauí convidou o empresário Jesus Tajra filho para ser o candidato do seu partido a prefeito de Teresina. Entende Landim, que está na hora de se injetar sangue novo na política local. Não houve resposta.

QUEM É ELE
O Conselheiro Walter Shuenquener de Araújo, do CNMP, que concedeu a liminar que suspendeu o depoimento do ex-presidente Lula em São Paulo é juiz federal e está no Conselho por indicação do ministro Luiz Fux na vaga do STF.

LIGAÇÕES PERIGOSAS
Shuenquener é ligado ao palácio do Planalto. É membro do Grupo de Trabalho criado pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy com a finalidade de estudar, consolidar e propor medidas voltadas ao aprimoramento das normas para melhoria do ambiente de negócios do Brasil.

PRISÃO EM 2º GRAU
A decisão do STF de que, quem sofrer condenação em 2º grau, vai direto para a cadeia, repercutiu nos meios jurídicos e políticos. A coluna ouviu várias opiniões.

1-“Só vai prender pobre e inocente”(deputado Robert Rios, ex-secretario de Segurança do Piauí).
2-“Isso sé um absurdo. O STF que é o guardião da constituição brasileira negar o direito do ré chegar a 3ª instância e provar sua inocência. Para mim é um retrocesso.”(Clotildes Rocha, Procuradora de Justiça).
3-O STF acertou em cheio, Isso é a valorização da Justiça de 2º Grau”(desembargador Luiz Brandão de Carvalho, decano do TJ/PI).
4- “Não há prejuízo para o réu nessa situação. O STF estar a dizer com isso, que a justiça de 3º grau foi feita para analisar os procedimentos do julgamento, deixando o mérito do fato ao juiz e, em caráter revisional para as cortes de 2º grau”.(Edvaldo Moura, vice-presidente do TRE/PI).
“É uma decisão controvérsia. Não há repercussão geral. Inclusive, houve divergência de quatro membros da corte. Fica a pergunta: em caso de anulação da condenação, estando o réu preso, quem vai reparar?”(Joaquim Santana, presidente do TRE/PI).
“Isso gera um grande risco de prisões injustas no Brasil. O STF está tomando decisões políticas movido por sentimento popular”(Lucas Vila, vice-presidente da OAB/PI).
O XERIFE CHEGOU
Toma posse nesta 6ª feira, o novo Comandante de Policiamento Militar da Capital. Trata-se, do tenente-coronel Wagner Esteves Torres Jr. Ele vem de Picos, onde, segundo se informa, teria reduzido a criminalidade de forma satisfatória.
REDUÇÃO EM 100 DIAS
Aqui, Torres promete reduzir a violência em 50% dentro de 100 dias. Ele quer ter liberdade para fiscalizar as pontes entre Teresina/Timon, bem como voltar as barreiras nas saídas da cidade. Quer uma parceria com a PRF, PF, Polícia Civil e o apoio do MP e da OAB. A conferir.
NOTAS & NÓTULAS
*Ao menos 14 municípios, incluindo a capital vão receber o seguro Garantia/safra ainda este mês. A portaria do MDA está no Diário Oficial. A conferir.
*O Papa liberou os católicos para usarem métodos contraceptivos e assim evitarem o vírus da Zika. É um avanço.
*A sessão de homenagem aos jornalistas pelo dia do Repórter, realizada pela assembléia, proposta do deputado Pessoa, tirou do limbo o decano Chico Viana que fez brilhante palestra.
*Vai ter greve no Detran se o governo não cumprir o acordo celebrado ano passado com os servidores. O aviso é do Sindicato dos empregados do órgão.
Publicado Por: Jhone Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário