sexta-feira, 11 de março de 2016


NOTÍCIAS DIVERSAS:

AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA VAI PARA O INTERIORAs Audiências de Custódia que ora se realizam em Teresina, serão descentralizadas e passarão a ser feitas também, no interiro do Estado. A informação foi passada pelo futuro presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Erivan Lopes em entrevista ao programa Conversa Franca da TV antena 10 nesta 4ª feira. De acordo com o desembargador, o Instituto da Audiência Custódia é um caminho sem volta. “Deu certo. Estamos satisfeitos e vamos descentraliza-las para as comarcas de Picos, Floriano, Parnaíba, Oeiras e Bom Jesus”, disse Erivan. O novo presidente toma posse dia 1º de junho. Com ele, assumirão o comanda da corte os desembargadores José James Gomes(vice-presidente) e Ricardo Gentil Eulálio Santas(Corregedor).
TORNOZELEIRAMestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra(Portugal) e Pós-Graduado em Direito Criminal, Erivan Lopes é defensor ferrenho do uso da tornozeleira eletrônica. Para ele, não se trata apenas de desafogar os presídios, mas, dar ao indivíduo a oportunidade de se recuperar fora da prisão e ter o controle de suas ações fora dela.
FIM DA GREVEAntes mesmo de assumir, Erivan marcou ponto junto aos servidores. Eles desceu do seu gabinete foi até aos grevistas em frente a sede do Tribunal. Ali, dialogou com o comando de greve, fez a proposta que foi aceita e acabou com o movimento paredista.
ESTACIONAMENTOO futuro presidente do TJ tem um projeto para acabar com o problema de estacionamento no Centro Cívico(aquela área onde ficam Tribunais, Assembleia, Câmara e OAB). Ele anunciou a construção de um edifício garagem com 10 andares. Será entre a OAB e o Fórum de Teresina.
PARCERIAO PPS voltou a conversar com o prefeito Firmino Filho. O presidente regional da sigla, ex-governador Zé Filho esteve com o prefeito tratando da eleição de 2016. O PPS foi o aliado de primeira hora de Firmino em 2012.
DANÇA DAS CADEIRASContinua a dança das cadeiras. Na Câmara Municipal o vereador Tiago Vasconcelos sai do PSB e vai para O PSDB. Ananias Carvalho deixa o SDD e vai para o PDT. Aluízio Sampaio deixa o PDT e vai para o PP.
DANÇA DAS CADEIRAS 2Nesta sexta-feira, o deputado Fernando Monteiro e seu sobrinho, vereador Carlos Filho, ambos do PTB, filiam-se ao PRTB, do qual, Fernando será o presidente. Após dez anos de PTB o deputado justificou a mudança: “já era hora de ter o meu próprio partido”. Ah, bom!
SACO DE PANCADASO Flamengo do Piauí vai terminar a Copa do Nordeste sem fazer um gol e sem vitória. Foi a pior campanha de um clube piauiense numa competição nacional. Como diria Lula, nunca antes na história desse Estado, um time local apanhou tanto, dentro e fora de casa.
O CASO DO INTERPIA decisão do STF de proibir membros do Ministério Público assumirem cargos no executivo só alcança quem entrou no órgão a partir da constituição de 88. No Piauí, o Chefe do Interpi é um Promotor de Justiça do Maranhão. Resta saber, quando ele se tornou Promotor.
PRIMEIRA MÃOFoi aqui, nesta coluna, em novembro do ano passado, que noticiamos: “para se livrar dos processos, Lula só tem uma saída, é se tornar ministro”. Ao que tudo indica, a coluna estava certa.
DOIS PRESIDENTESSe Lula aceitar ser ministro como querem seus aliados, o Brasil terá dois presidentes. O de fato e o de direito. Sendo que, o de fato(Lula), vai mandar mais do que o de direito, no caso dona Dilma. Seria a quarteirização do seu mandato.
CONFISSÃO DO CRIMECaso Lula aceite ser ministro, estará fazendo publicamente, confissão de culpa. Aí sim, será um duro golpe na democracia, nas instituições e no povo brasileiro honesto. Porque sendo ministro, Lula ganha foro especial e só poderá ser julgado pelo STF, onde tem maioria.
FISCALIZAÇÃOO deputado Robert Rios aprovou requerimento na Assembleia, solicitando ao governo informações sobre todos os voos patrocinados pelo Karnak desde 1º de janeiro de 2015 até hoje. O deputado Cícero Magalhães apresentou outro, esticando o prazo para 2010. E Justificou: “nos voos de 2010 a 2014, vão aparecer entre os passageiros um Magalhães deputado ou secretario, que não era eu”.
NOVA ALGODÕESNesta 5ª feira, o governador Wellington Dias esteve no DNOCS em Fortaleza, para liberar recursos para a barragem Nova Algodões. Ela será construída no município de Cocal no local da outra que rompeu em 2009. Matando 11 pessoas.
NOTAS & NÓTULAS*O TCU quer incluir Dilma na Ação de Passadena. Motivo: a delação de Delcídio do Amaral.
*O futuro presidente do Tribunal de Justiça já começou a montar sua equipe. Dois juízes foram convidados. Um deles é Manoel Dourado que vai ser o Assessor Institucional da presidência.
*A operação que desarticulou a quadrilha do concurso do TJ, lembrou aquela que meteu na cadeia 36 pessoas que fraudavam o documentos no Detran.
Autor: Pedro Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário