terça-feira, 19 de julho de 2016

NOTÍCIAS  DIVERSAS:  PIAUÍ- BRASIL

TERESINA PODE TER ATÉ 1.600 GUARDAS MUNICIPAISDe acordo com a Lei 13.022, de 8 de agosto de 2013 que regulamenta a criação das Guardas Municipais no território nacional, a cidade de Teresina pode ter até 1600 policiais dessa natureza. O art. 7º diz: “as Guardas Municipais não poderão ter efetivos superior a: Inciso III – “0,2%(dois décimos por cento) da população em municípios com mais de 500 mil habitantes...” Como a capital tem mais de 800 mil moradores, sua Guarda Municipal recém criada se encaixa perfeitamente nesse regra.
CONSÓRCIOO art. 12, § 1º da Lei, diz que os municípios podem se consorciar para criação das Guardas Municipais. É o caso Teresina/Timon ou da Grande Teresina que engloba cerca de 18 municípios, alguns deles já com sua Guarda já em ação.
PODER DE POLÍCIANo art. 3º, é dever da Guarda Municipal: proteção da vida, preservação dos direitos humanos, patrulhamento preventivo e o uso progressivo da força.
PATRIMÔNIONo art. 4º, a Lei é clara: a Guarda Municipal deve proteger os bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município.
PRERROGATIVAArt. 16, ao Guarda Municipal é permitido o uso de arma de fogo para o exercício de sua função. Qualquer desvio de conduta ou excesso será apurado pela Corregedoria do órgão.
DISQUE GUARDANo art. 17, a Lei diz que a Anatel destinará linha telefônica com o nº 153 e faixa exclusiva de rádio para a Guarda Municipal.
AZUL MARINHOO art. 21, das disposições transitórias, determina que o uniforme do Guarda Municipal brasileiro deve ser azul marinho.
SÓ NO PIAUÍA decisão da desembargadora Eulália Pinheiro de conceder habeas corpus preventivo para que médicos plantonistas e intensivistas não sejam presos em Teresina é inédita. Como inédita também o é, a primeira decisão, assinada pelo juiz Edison Rogério mandando prender os médicos caso não haja vagas em UTIs.
SOB NOVA DIREÇÃOA Diretoria Regional dos Correios no Piauí tem novo comando. Trata-se, de José Cristino de Souza, funcionário da casa lotado em Floriano. A indicação é do ex-deputado José Leão através do deputado federal Júlio César. Já houve a posse.
ZONA FRANCA DE TERESINAO projete é do vereador Ricardo Bandeira(PSL). Ele quer implantar uma Zona Franca na capital do Piauí. É ousado, coisa de Alberto Silva. Pode não ser agora, mas a semente está plantada. Seria um modelo diferente. Ao invés de importar seria para exportar.
UM CEARENSEDizem que quando o homem chegou lua, encontrou por lá a bandeira do Ceará. Pois no atentado de Nice, no sul da França nesta 5ª feira, um brasileiro saiu ferido. Anderson Happel, técnico de Enfermagem, 24 anos, é nordestino, natural de Fortaleza(CE) Mora lá há cinco anos.
SALADA MISTATem um candidato a vereador de Teresina de nome Sérgio Pereira que é ligado ao ex-governador Zé Filho(PPS), filiado ao DEM, tem o apoio da irmã que é secretaria do governo do PT e ele, o candidato, apoia o deputado Dr. Pessoa(PSD), sendo que o seu partido está coligado com Firmino Filho. Vá entender.
OBITUÁRIOMorreu Milton Lima Neto, era filho do coronel Nascimento que foi o eterno Chefe da Casa Militar nos governos Dirceu, Alberto, Lucídio e Hugo Napoleão nos anos 80. Miltão como era conhecido, exercia o cargo de Assessor do presidente da Assembleia Legislativa.
OPOSIÇÕES COLIGADASUm almoço reúne sábado na casa do jornalista Telsírio Alencar os candidatos de oposição, Dr. Pessoa(PSD) e Amadeu Campos(PTB). Além deles, vários candidatos a vereador e a vice de Pessoa, coronel Júlia. Todos estão de olho no 2º turno.
PT FRAGMENTADOAntes do almoço com membros da oposição, Amadeu Campos ficará sabendo se terá ou não a companhia do PT na eleição deste ano. Na manhã deste sábado os petistas se reúnem pelam enésima vez, para decidir o rumo do partido. “Qualquer que seja o resultado, o PT sairá fragmentado”, diz Júnior MP3 pré-candidato do partido a prefeitura de Teresina.
ELE VOLTOUPrimeira pessoa ligada a Michel Temer a ser exonerado por Dilma, o engenheiro Henrique Pires está de volta ao comando da Funasa. A nomeação está no Diário da União desta 6ª feira.
NOTAS & NÓTULAS*Inspira cuidados o estado de saúde do vereador Carlos Filho PTB. Ele continua na UTI de um hospital particular após cirurgia de redução de estomago.
*Se vencer neste domingo, o River toma um chá de alento rumo a classificação. Um empate também serve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário