sexta-feira, 29 de julho de 2016

NOTÍCIAS  DIVERSAS :  PIAUÍ- BRASIL

A UESPI NA HISTÓRIA DO PIAUÍ :
Certamente, se alguém escrever um livro sobre a história moderna do Piauí, obrigatoriamente, terá que incluir a Universidade Estadual(UESPI). Antes dela, tínhamos quatro pontos a destacar. 1- A transformação da Província em Estado nos idos de 1700 com a chega do 1º governador João Pereira Caldas. 2- a mudança da capital de Oeiras para Teresina em 1852. 3- A inauguração da Barragem de Boa Esperança no final da década em 1969. 4- a instalação da Universidade Federal em 1971. A novidade é a Universidade Estadual criada por Decreto do então presidente Itamar Franco no governo Freitas Neto em 1993.

NO INÍCIO ERA FADEPA UESPI nasceu FADEP – Fundação de Apoio a Educação no Estado do Piauí, por Decreto do então governador Hugo Napoleão em 1984. Era secretario de Educação, o Sr. Átila Lira. Mas, a FADEP só foi instalada no governo Bona Medeiros, exatamente no dia 28 de julho de 1986. Era secretario de Educação o Sr. Francisco Antônio Alencar.
A INSTALAÇÃO EFETIVATransformada em Universidade, na gestão Freitas Neto em 93, somente no governo Mão Santa a partir de 1995, a UESPI criou asas e se expandiu. Era reitor o Professor Jonathas Nunes. Ao completar 30 anos, a UESPI está definitivamente, inserida no contexto sócio, educacional, cultural, econômico, científico e político do Estado.
FIRMINO TERÁ 400 CANDIDATOS A VEREADORSubiu para 400, os candidatos a vereador que deverão apoiar a reeleição do prefeito de Teresina Firmino Filho(PSDB). Antes eram 300. Esses candidatos estão distribuídos em 16 partidos para eleger 22 vereadores. As informações são do vereador Edson Melo.
DIVISÃO PROPORCIONALSão várias as coligações proporcionais que apoiam a reeleição do prefeito. Alguns partidos como o DEM, PSDC e PV preferiram sair sozinhos com chapa pura do que se coligar. Outros, fizeram coligações consideradas leves para eleger dois ou mais parlamentares. As convenções acontecem neste sábado.
SETE NA OPOSIÇÃOVeterano da política e decano da Câmara, tendo sido presidente três vezes, Edson Melo arrisca dizer que, a oposição elegerá apenas sete das 29 vagas no parlamento. Para ele, a coligação PTB/PT deve eleger três e o PTC 1.
COMPLEMENTOCompletando o número de vagas da oposição, Melo diz que, a coligação do PSD com o PR, PHS e PPL fará somente três vereadores. Sobre nomes, Melo fala que é arriscado dizer quem perde e quem ganha.
2º TURNONa opinião do vereador Edson Melo provavelmente não haverá 2º turno. Já o deputado Robert Rios(PDT), admite e, se houver, na sua avalição, o jornalista Amadeu Campos(PTB), será o adversário de Firmino.
FLAGRAEm Barras, a vereadora Cinara Lages foi flagrada em vídeo, exigindo ajuda para se coligar com o candidato Carlos Monte.” Ninguém apoia ninguém de graça”, diz a vereadora na gravação. O que será que ela quer?
CARLOS FILHO ENVIA MENSAGEMInternado em São Paulo para tratar uma infecção, o vereador de Teresina, Carlos Filho(PRTB), teve uma melhora e gravou uma mensagem aos teresinenses. Fala da doença e de política. Diz que não será candidato e recomenda Marcos Monteiro para vereador e Firmino prefeito.
CALMA AÍ!A promotora Graça Monte quer acabar com as torcidas organizadas. Motivo: as constantes brigas. Calma aí! Quem faz confusão nos jogos do River é apena as “Esporão do Galo”. Não há registro das outras.
FACTOIDELula denunciou a ONU violação dos Direitos Humanos contra ele na operação Lava Jato. Contratou um advogado internacional, famoso e caríssimo. Das duas uma: tá com medo de ser preso ou quer criar um fato para a eleição.
O DONO DO RIVERO deputado Afrânio Nunes deve estar se revirando no túmulo. Descobriu-se que o River, tri-campeão piauiense, tem um dono. Uma pessoa registrou a marca River junto ao Ministério da Indústria e Comércio e detém a patente. Era só o que faltava. Detalhes para depois.
NOTAS & NÓTULAS*A pergunta que não cala nunca: quem matou Helder Feitosa? Neste dia 28 completaram-se 29 anos. O jornalista foi abatido com 17 tiros enquanto dormia em sua casa em Teresina.
*Ouça diariamente, de 7h30m as 9h, o programa “Mario Rogério Notícias”, na radio Difusora AM-1370. Apresentação Pedro Alcantara e Zózimo Tavares.
Autor: Pedro Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário