terça-feira, 18 de outubro de 2016

NOTÍCIAS  DIVERSAS:  PIAUÍ- BRASIL

DECRETO CONTRA QUEIMADAS EXISTE HÁ 106 ANOS
O governo do Estado anuncia através de sua assessoria que vai editar um Decreto proibindo queimadas no Piauí como forma de combater os focos de incêndios que acontecem nessa época do ano. Não precisa, pois o Decreto já existe, faz 106 anos. Foi exatamente no dia 10 de agosto que de 1910 que o então governador Antonino Freire, preocupado com o meio ambiente, assinou um Decreto proibindo queimadas no Estado. Com uma visão 100 anos a frente do seu tempo, Freire não só proibiu como instituiu um prêmio para quem cumprisse a regra, cuidando das matas, rios e mananciais.
AMBIENTALISTA
Ambientalista por vocação, enquanto governou o Estado, Antonino Freire nunca arredou dos seus princípios de tratar bem a natureza, dando-lhe especial atenção. Cuidou dos rios, em particular o Parnaíba e não permitiu desmatamentos, principalmente da mata ciliar.
ABANDONO
No âmbito local, depois do Decreto de Freire, só a constituição do Estado, promulgada em 1999 e uma lei de Defesa do Meio Ambiente de autoria do deputado Luciano Nunes (PSDB), sancionada em 2014, pelo então governador Zé Filho, tratam do assunto.
VASTA LEGISLAÇÃO
Mas, independente do Decreto de Antonino Freire, da constituição estadual e da Lei sancionada pelo governador Zé Filho em 2014, temos a constituição federal, a lei ambiental e o Código Florestal que também versam sobre a matéria.
ALÉM DISSO
Existem para fazer valer essas leis, um sem número de entidades oficiais e não oficiais, as chamadas ONGs, que recebem $$ milhões dos cofres públicos, a pretexto de proteger o ecossistema. No campo oficial estão aí o Ministério do Meio Ambiente, das Cidades, do Turismo, IBAMA, ICMBio e nada disso funciona.
TERESINA EM CHAMAS
Foi na ditadura Vargas (1940) que Teresina ficou em chamas. A cidade viveu um período de terror com as casas de palha sendo queimadas todo dia, a toda hora. “Um inferno vivo”, descreve em seu romance “Teresina em Chamas”, o poeta Afonso Araújo Lima.
DIFERENTE
Os incêndios em Teresina na década de 40 eram diferentes desses de hoje. Ali, era uma proposta política para erradicar as casas de palha. Hoje, ação e é puramente por descaso das pessoas e, principalmente, por desprezo das autoridades.
UM CANDIDATO DE FORA
Dirigentes do PT já admitem o nome de um candidato de outro partido para a disputa de 2018. A ideia partiu do presidente do PDT, Carlos Lupi, numa entrevista em São Paulo. Ele declarou que: “o PT deve cair na real e tratar de se reestruturar”. Lupi quer Ciro Gomes.
LINCOLN, PREFEITO
A decisão do ministro José Saldanha, do STJ que trancou a Ação Penal que havia na Justiça contra o prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos provocou festa na cidade. Adeptos do prefeito foram às ruas e comemoraram ruidosamente o resultado porque se trata de uma decisão de emérito.
PONTIO FINAL
Nesta 2ª feira, o TRE julga os embargos colocando um ponto final nessa história que rola há 11 anos. Ainda nesta 2ª, o Tribunal deve proclamar Matos prefeito reeleito remetendo os autos para o juiz Zona eleitoral, a fim de que, ele seja diplomação.
RESTA UM
Eram três os prefeitos reeleitos que estavam sub-júdice e não foram proclamados. O primeiro a ser liberado foi o de Itaueira, Quirino Avelino. Agora, Lincoln Matos de São Miguel do Tapuio. Falta então, o de Miguel Leão, Joel Alves que aguarda julgamento.
O CASO DE BOCAINA
Bocaina é uma pequena cidade da região do semiárido, no entorno de Picos. É conhecida pela barragem que virou ponto turístico e pela mais alta montanha do Estado com 1.345m de altura. Tem pouco mais de 4 mil habitantes. Um município, cuja vocação é a agropecuária.
UM SALÁRIO TENTADAOR
O Decreto do prefeito de Bocaina, Nivardo Silvino elevando o salario dos Procuradores do município para R$ 27 mil, praticamente, equiparando-os, aos dos ministro do STF e dos desembargadores do TJ, pode até ser legal, mas deixa no ar a velha pergunta que não cala nunca: o cofre do município aguenta?
PTC NO GOVERNO
Convidado e depois destituído da equipe de Wellington Dias, o PTC deverá ser chamado para ocupar um novo cargo. Antes, era o metrô, agora pode ser uma secretaria. Presidente do partido, o deputado Evaldo Gomes nega, mas fontes do Karnak confirmam.
NOTAS & NÓTULAS*O Nobel de literatura para Bob Dylan foi justo. Bem que poderiam também, homenagear “in memoriam” John Lennon pelo poema Imagem.
*O horário de verão mesmo não valendo para o Nordeste, afeta avida de muita gente por aqui. Os bancos e as programas de TV obedecem o horário de Brasília.
*Gasolina mais barata no Brasil? Só vendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário