sábado, 1 de outubro de 2016

* NOTÍCIAS  DIVERSAS:  PIAUÍ- BRASIL

ELEIÇÃO DESTE DOMINGO TRAÇARÁ O MAPA POLÍTICO DE 2018A eleição deste domingo para prefeito e vereador em todo o Brasil traçará o mapa do que poderá acontecer em 2018 para presidente, governador, deputado federal, estadual e senador. Dependendo dom resultado, os partidos vão se alinhar ou ter candidaturas próprias. Grandes siglas como PMDB, PSDB, PSB, PT, dentre outras, aguardam o resultado das urnas para formarem seus quadros com vistas ao futuro pleito. Tudo vai depender da quantidade prefeitos e vereadores que cada partido conseguir eleger mais. Quem alcançar o maior número vai dar as cartas em 2018

NO PIAUÍO Piauí tem 224 municípios, mas o mapa da próxima eleição vai ser traçado por pouco mais de 20 cidades. Juntas, elas representam o PIB do voto no Estado. Estão nessa quadra Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Esperantina, Altos, Pedro II, Campo Maior, Oeiras, Valença, José de Freitas, União, Castelo, Regeneração, Piripiri, Piracuruca, Barras, Corrente, Bom Jesus, S.R. Nonato, São João, Luiz Correia, dentre outras.

CANDIDATURASPara 2018, o PMDB já tem um nome. Trata-se, do seu atual vice-presidente, o ex-ministro dos Transportes e ex-deputado federal João Henrique de Almeida Souza. Amigo pessoal, do presidente Temer, Souza pavimenta sua homologação pelo partido para a disputa pelo palácio de Karnak.
CHAPA QUENTENa mesma chapa de Souza, deverá figurar o ex-senador João Vicente Claudino que recentemente se filiou ao partido com as bênçãos de Temer e que deseja voltar ao Senado.
COLIGAÇÕESO presidente do PP, senador Ciro Nogueira, tem dito em todas as entrevistas que apoiará a reeleição do governador Wellington Dias. Mas seus passos são visto como quem deseja ter um nome próprio em 2018.
SÓ EM 2022Ciro nega. Diz que o PP só vai disputar o governo do Estado em 2022 com sua esposa, deputada federal Iracema Portela que é filha de governador, ex-mulher de governador e sobrinha de governador.
97 CANDIDATOSNesta eleição de prefeito, o PP lançou mais de 100 candidatos. Diz o senador que a objetivo é é eleger o maior número e sair das urnas fortalecido. Para os críticos, se der certo om plano de Nogueira, ele não vai esperara 2022 e entra na disputa logo em 2018. E mais, o nome pode ser o dele.

PT PROCURA UM NOMEO senador Ciro planeja 2022, porque ele sabe que naquele ano o PT não terá Wellington Dias no páreo. Ademais, o PT ainda não tem um nome de peso para disputar o governo naquela data. Não tem, mas pode surgir.

RAFAEL FONTELESNo momento, o PT visualiza o secretario de Fazenda como um emergente na política. Ele nega e diz que é apenas um técnico. Mas dentro e fora do partido, todos observam seus movimentos rumo a uma candidatura. Rafael pode ser o nome do PT para governador, seja em 2022, ou em outra disputa.

E O PSDB, PARA ONDE VAI?Para 2018, os tucanos ainda não tem planos. A eleição deste domingo norteará as posições. Se for reeleito, o prefeito Firmino Filho é quem vai dar as cartas. Embora em política nada se pode descartar, mas é muito provável que mais uma vez o PSDB fique distante do PT.

ELEIÇÕES EM JOSÉ DE FREITASNo apagar das luzes o TSE autorizou força federal para José de Freitas. Lá, a disputa está acirradíssima entre os grupos do ex-prefeito Robert Freitas, cuja esposa, dona Maria é sua candidata e o grupo de oposição, em cujo palanque está o PT. Quem ganhar, leva por 200 votos de maioria.
ELEIÇÃO EM SÃO JOÃOEm São João, pra variar, a família Landim se dividiu mais uma vez. O ex-prefeito Robert e sua mãe a ex-deputada Amparo Landim saltaram do palanque da família e foram para os braços do prefeito Gil Carlos. O resultado é imprevisível.

ELEIÇÃO EM OEIRASEm Oeiras, pra variar, uma pessoa foi presa com dinheiro, uma lista com nomes e número do título de eleitores e o “santinho” de um candidato a vereador. O candidato é do PP.

GREVE DOS BANCÁRIOSA greve dos bancários deve acabar nesta semana. Já São quase 30 dias de paralisação. Como a eleição passou, agora as negociações vão avançar ainda mais. Foi a segunda mais longa. Em 2006 durou exatos 30 dias.

PROMOÇÃOPromoção de boca de urna. Antônio Palocci saiu da condição de preso temporário e foi promovido a preso preventivo, com direito a banho de sol e jogo de xadrez.

ADEUS, PALOCCIA transformação da prisão temporária do ex-ministro Antônio Palocci em preventiva vai deixa-lo por longo tempo no presídio. Salvo se o STF ou STJ revogar. Indivíduo inteligente, Palocci é perigoso, periculoso e, sobretudo, esperto. Nãos e sabe através de quem, mas ele foi avisado da prisão temporária. Por isso, destruiu todas as privas dos computadores. E mais, arrumou as malas e esperou a Polícia sozinho em casa. Um bandido nada diferente dos outros.

NOTAS & NÓTULAS*Não venda seu voto, pois ele não tem preço e sim consequência.
Autor: Pedro Alcântara


Nenhum comentário:

Postar um comentário