segunda-feira, 31 de outubro de 2016

* NOTÍCIAS DIVERSAS: PIAUÍ- BRASIL

STF ACABOU COM A FARRA DAS GREVES
Na falta da Lei, vale a jurisprudência com repercussão geral. Assim, o Supremo Tribunal Federal quando provocado vai ditando as regas de convivência do brasileiro. Essa última de regulamentar greve no serviço público foi um tapa na cara dos congressistas. Há anos eles tem lá guardado, um projeto de lei que regulamenta a matéria, mas não votam. Instado a se manifestar, o STF decidiu: greve só vale se for por atraso de salário ou acordo não cumprido e ponto final. Aquelas greves longas, quase infinitas de 6 meses, 1 ano, um ano e meio é coisa do passado. O STF autorizou mexer na parte mais sensível do corpo humano: o bolso. Não tem sindicalista que aguente. Resumindo: a corte Suprema acabou com a farra de férias fora de época e remuneradas no serviço público.
ADEUS AS ILUSÕES
O povo varreu da Câmara em Teresina, algumas bancadas de partido e de classes. No campo partidário, o eleitor tirou da Câmara o DEM, PSB e PTB. Por classe ou categoria, sumiram representantes da bola, comunicação, comerciários e ainda, reduziu a bancada da mulher e dos religiosos.
BANCADA DA BOLA
A turma da bola não se deu bem. O presidente do Flamengo do Piauí, vereador Tiago Vasconcelos, embora tenha recebido boa votação, pelo fator legenda ficou de fora. O mesmo ocorreu com Renato Berger, ex-vereador e ex-presidente do River, bem votado, mas não eleito. Galba Coelho, ex-secretário da Semel, também ficou de fora com bom número de votos.
RELIGIOSOS
Entre os religiosos ligados as Igrejas, Celene Fernandes, Ananias Carvalho e Teresinha Medeiros não se reelegeram mesmo tendo expressiva votação. Por outro lado, ficaram Levino de Jesus, Cida Santigado e Ricardo Bandeira.
COMUNICAÇÃO
Havia um tempo em que, na Câmara de Teresina tinha pelo menos um representante da comunicação. Foi assim com Maria de Guadalupe nos anos 50. Chico Figueiredo, Al lebre e Rodrigues Filho nos anos 60. Pedro Mendes Ribeiro, Fernando Mendes e Carlos Augusto nos anos 70. Deoclécio Dantas e Garrincha, anos/80. Pedro Alcântara, Fernando Said e Silas Freire nos anos 90. Essa bancada desapareceu. Ninguém foi eleito em 2016.
DE CLASSE
O único representante classista na Câmara, vereador Gilberto Paixão não se reelegeu. Em compensação, chega a casa, o vereador Gustavo Carvalho que pertence ao Sindicato dos micro-empreendedores. Ele administra o Shopping da Cidade.
BANCADA DA MULHER
As mulheres eram seis na Câmara municipal. Uma não foi para e a reeleição, Rosário Bezerra (PT), outras duas não se reelegeram: Celene Fernandes e Teresinha Medeiros. A bancada foi reduzida em 50%. Ficaram Graça Amorim, Cida Santiago e Teresa Britto.
PTB: REUNIÃO SERÁ QUINTA
Foi adiada para a próxima quinta-feira (03/10), a reunião que as lideranças do PTB realizarão para discutir que rumo tomar. Deputados, prefeitos vereadores prometem sair em bloco para outra sigla. Mas, vem cá, pode sair agora, sem ter janela? E o mandato, como fica?
DESTINO PODE SER O PSC
Ao invés do PROS, os petebistas poderão se filiar ao PSC. Fonte da coluna informou que o PROS hoje pertence a 1ª dama do Estado, deputada Rejane Dias. É ela quem dá as cartas no partido. Lá, ela acomodou os petistas insatisfeitos com o partido.
AVALIAÇÃO
O experiente Delegado Bareta fez uma avaliação da operação “Ilo Capo” que prendeu o Procurador Emir Filho e mais 11 pessoas. Para ele, dois pontos devem ser discutidos. 1- a prisão que, segundo ele, foi totalmente fora de contexto. Ele não culpa o juiz que ordenou, mas, a falta de um Delegado na investigação e na preparação do pedido de prisão.
SEGUNDO PONTO
Bareta elogia o Habeas Corpus assinado pelo desembargador Sebastião Martins, pelo elevado conhecimento jurídico do magistrado ao perceber os equívocos e falhas no pedido que ensejou as prisões, a tal ponto de deixar claro que, pode haver nova prisão, se fatos consistentes surgirem.
NOTAS & NÓTULAS
*A Assembleia aprovou o reajuste dos servidores administrativos do Estado. Agora, centenas de aposentadorias que estavam encalhadas vão ser homologadas.
*A cidade de Cocal está de luto. Morreu o Sr. Generindo Machado de Amorim, um dos fundadores do PMDB no município junto com o saudoso Dr. Antônio Carlos Vilarinho.
*No vídeo em que parabeniza Lula, o governador Wellington Dias diz que seu amigo é perseguido. Mas quem o persegue e por quê?




Nenhum comentário:

Postar um comentário