quarta-feira, 30 de novembro de 2016

* NOTÍCIAS DIVERSAS: PIAU-I - BRASIL

TJ REAJUSTA TAXAS CARTORÁRIAS EM ATÉ 400%
O Tribunal de Justiça do Piauí encaminhou a Assembleia Legislativa projeto de lei que reajusta as taxas cartorárias e custos judiciários em até 400%. O menor reajuste ficou em 120%. As taxas dizem respeito aos serviços prestados pelos cartórios. O reajuste foi elaborado pela Coordenação do Fermojupi, Fundo de Modernização do Judiciário do Piauí. O projeto tem como relator o deputado Luciano Nunes e provocou reação entre os setores da iniciativa privada que dependem desses emolumentos para atendimentos nos cartórios. Uma comissão representando a OAB, CRECI, Sinduscon dentre outros, esteve na Assembleia discutindo o projeto com os deputados.
DISTANTE DO POVO
O Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Nogueira Neto disse que o reajuste fere todos os princípios da razoabilidade. Para ele, “o judiciário aos poucos está se distanciando da sociedade com medidas impopulares”.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Já o presidente do Sinduscon, Sindicato da Indústria da Construção, André Bahia, pediu tempo para discutir o projeto. Bahia defende uma Audiência Pública entre os atores interessados no assunto.
DEPUTADOS OPINAM
O deputado Júlio Arcoverde (PP), presente na reunião, declarou que não vê motivo para Audiência, “basta devolver o projeto ao Tribunal para ajustes, ouvindo as partes interessadas”.
AUDIÊNCIA
Já o deputado Rubem Martins (PSB), entende que deve haver sim uma Audiência Pública não só para explicar o reajuste, mas para dizer onde o dinheiro arrecadado é aplicado.
FALA O RELATOR
Relator do projeto, o deputado Luciano Nunes (PSDB) disse que está aberto para negociação. Falou também, que vai convocar uma reunião chamando o Fermojupi, Anoreg e as partes que se sentem prejudicadas.
O OUTRO LADO
Fomos ao Tribunal ouvir a versão oficial. O Corregedor da casa, desembargador Ricardo Gentil Eulálio mandou dizer pela sua assessora que “esse problema não é meu. É com a presidência.”
NA PRESIDÊNCIA
Na presidência, o presidente desembargador Erivan Lopes estava reunido com sua assessoria e não pode receber a imprensa, mas orientou que procurasse o Presidente do Fermojupi, Sr. Leoni. Fomos até lá, mas ele tinha saído para o almoço (às 12h55m).
NÃO OPINAM
Encontrados nos corregedores da casa por acaso, os ex-presidentes Edvaldo Moura e Raimundo Eufrásio Filho não quiseram opinar. O presidente da Anoreg (Associação dos Cartórios) não foi encontrado.
JOÃO VICENTE NO PP
O convite está feito. A decisão agora é pessoal. O ex-senador João Vicente Claudino ex-PTB e ex-quase PMDB foi convidado para se filiar ao PP do senador Ciro Nogueira. Os dois marcaram presença na festa dos 100 anos do futebol piauiense promovido pelo Federação de Futebol.
VICE NO RIVER
Sobre filiação partidária João Vicente não confirmou absolutamente nada. Continua sem partido. Mas, aceitou ser o vice-presidente do River no lugar do deputado pepista Júlio Arcoverde. Há quem veja no gesto, uma possível filiação ao PP.
INTERVENÇÃO
O prefeito Firmino Filho voltou a intervir no IPMT. A 1ª foi em 2013. O ex-vereador Paulo Dantas que é da casa, foi convocado para arrumar a casa. Arrumou e foi para a pasta da Administração.
INTERVENÇÃO 2
Pois agora, novamente, Paulo Dantas que é contador, foi chamado para reorganizar o IPMT que passa mais uma vez, por outro grave momento de dificuldade administrativa-financeira.
DIPLOMAÇÃO SERÁ DIA 14
A juíza Zilneia Coutinho da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, confirmou para 14 de dezembro a diplomação dos eleitos em Teresina. Será às 19h, no auditório da Justiça Federal na av. Miguel Rosa. Ninguém,é obrigado a comparecer. “Trata-se de um convite”, disse a magistrada.
SÓ 3 SUPLENTES
Serão diplomados o prefeito, vice e os 29 vereadores. Além desses, os três primeiros suplentes de cada coligação. Quem obteve menos de 10% dos votos não receberá o diploma.
VÍTIMAS DA TRAGÉDIA JOGARAM AQUI
Ao menos dois dos mortos na tragédia no acidente da Chapecoense jogaram no Albertão. Nos anos 70, Mário Sérgio (comentarista da FOX), jogou pelo Vitória da Bahia. Ano passado, Kempes jogou pelo Botafogo de Ribeirão Preto na decisão com o River.
NOVOS SECRETÁRIOS
O prefeito Firmino Filho deve anunciar nas próximas horas os vereadores que deverão compor seu secretariado. Levino(PRB) – ETURB. Samuel Silveira(PSDB) –Semtcas. Luiz André ou Ricardo Bandeira(PSL)- Semel. A conferir.
NOTAS & NÓTULAS
*O sensitivo Carlinhos Vidente previu em março na TV, o acidente que matou quase todo o time da Chapecoense.











Nenhum comentário:

Postar um comentário