domingo, 20 de novembro de 2016


* NOTÍCIAS  DIVERSAS: PIAUÍ- BRASIL

“AUXILIO MORADIA É IMORAL E ILEGAL”, AFIRMA DESEMBARGADOR DO PIAUÍ
“Esse auxílio moradia pago aos magistrados, membros do Ministério Público e dos Tribunais de Contas dos Estados e da União, é imoral e, sobretudo, ilegal”. A declaração partiu do desembargador Edvaldo Pereira de Moura, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí e atual vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral. Na magistratura desde dos anos 90, sendo pois, um dos decanos da casa, Moura se nega a receber o auxílio, por entender que ele fere todos os princípios da moralidade e legalidade. Para confirmar sua decisão, Moura devolveu os valores depositados em sua conta-corrente na Caixa Econômica Federal e desautorizou novos depósitos.
DECLARAÇÃO CHAMOU ATENÇÃOA declaração do desembargador foi feita nesta quarta-feira, durante sessão da 1ª Câmara Criminal presidida pelo desembargador Pedro Alcântara Macedo, da qual fazem parte mais dois desembargadores, sendo um deles outro decano, desembargador Fernando Mendes na presença do Procurador Antônio Ivan e Silva.
EXTRA SESSÃOA declaração do desembargador não foi na tribuna, mas, em separado para o jornalista. No entanto, Moura falava e alto e gesticulava muito, demonstrando toda a sua indignação sobre o assunto.
DEVOLUÇÃOEdvaldo Moura devolveu aos cofres do Tribunal de Justiça, R$ 77 mil, do auxilio moradia a que tem direito. Mas, sua esposa, que é juíza de Direito recebe sem reclamar. Perguntado sobre esse fato, a resposta foi rápida: “eu já falei para ela não receber, mas o seu CPF e sua RG são diferentes dos meus”.
DESDOBRAMENTO“Isso ainda vai dá em cabeça de gente. Anote o que eu estou dizendo. Esse pagamento não é legal e vai trazer complicações futuras”, insistiu o desembargador.
MAIOR DO QUE O SALÁRIO DE UM PROFESSOREdvaldo Moura fez comparações do auxilio Moradia com o que é pago a um Professor da UESPI. “Como é que se paga auxilio moradia superior ao que ganha por mês um Professor de uma Universidade?. Eu não aceito.”
DESAFIOMoura fez um desafio a imprensa: “estou falando isso há muito tempo e não vejo ninguém publicar nada do que digo. Vocês jornalistas tem o dever de noticiar os fatos, mas não falam que eu devolvi 77 mil reais e que, não aceito mais que depositem na minha conta”, desafiou o desembargador.
O NOME OFICIAL É “PAE”Para quem não sabe, o auxílio-moradia advém da Parcela Autônoma e Equivalência. O presidente do TJ, desembargador Erivan Lopes divulgou nota justificando o pagamento: Trata-se, de decisão do Pleno do TJ, de 08 de janeiro, de 2010, acatando proposta da AMAPI feita em 29 de julho de 2009 para que o Tribunal pague diferença remuneratória relativa de setembro de 1994 a janeiro de 2006, decorrente da inclusão do auxílio-moradia na Parcela Autônoma e Equivalência”.
MÃO SANTA ROUBOU ACENAPrefeito eleito de Parnaíba, Mão Santa roubou a cena na reunião com o presidente Michel Temer. A audiência durou 31 minutos. Desses, Mão Santa consumiu nove, só falando de Parnaíba. Ele entregou ao presidente diversos projetos em benefício da cidade. Temer encaminhou aos ministérios.
HERÁCLITO COM OM PAPAO deputado Heráclito Fortes(PSB/PI), está na comitiva de deputados federais que estará neste sábado em Roma para a sagração dos novos Cardeais, dentre eles, D. Sérgio da Rocha. D. Sérgio saiu daqui como Arcebispo para Brasília e agora é Cardeal. Ele é o 3º Arcebispo que sai daqui para ser Cardeal. O 1º foi D. Avelar e o 2º, D. José Freire Falcão.
SOB NOVA DIREÇÃOO deputado pastor Gessivaldo Isais voltou ao comando do PRB. É de novo o presidente da Executiva estadual. O deputado disse aos jornalistas que a meta é eleger dois deputados federais e três estaduais em 2018. Já combinou com o povo?
DIPLOMAÇÃO PRA QUÊ?O prefeito Firmino Filho não vai a cerimônia de diplomação dos eleitos, patrocinada pela Justiça Eleitoral. Será representado pelo vice Luiz Santos Jr. Firmino já havia agendada uma viagem com a família no mesmo período.
NOTAS & NÓTULAS*O prefeito Firmino Filho sinaliza que só vai chamar três vereadores para compor sues secretariado. A conferir.
*O deputado Robert Rios quer uma audiência pública para discutir o orçamento da UESPI. “A UESPI merece toda a nossas atenção”, justifica.
*A OAB/PI está esperando quê para afastar dos seus quadros preventivamente, o advogado envolvido em três fraudes de concursos?
Autor: Pedro Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário