terça-feira, 13 de dezembro de 2016



No Piauí enquanto o sertão sofre com a seca, Rios Parnaíba e Poti continuam sem canais de irrigação!!

Postado por Tomaz Teixeira 

É preciso mais responsabilidade na missão de governar os piauienses.
Resultado de imagem para mapa do nordeste e rio parnaibaNão dá mais para ver tanta riqueza desperdiçada, com tão forte manancial de rios perenes, graciosamente desaguando no Atlântico, sem nenhuma serventia que poderia gerar milhares de empregos e renda abundantes para o estado e municípios ribeirinhos.
Quem desce o Parnaíba, desde suas nascentes, pode observar dois PIAUÍs. À esquerda, extremando com o Maranhão, o majestoso Rio Parnaíba, e à direita, os majestosos Cerrados em diversos municípios e mais à direita extremando com a Bahia, Pernambuco e Ceará, o sofrido semiárido.
Na divisa do Ceará com o Piauí, na região sudeste,  recebemos as águasdo Rio Poti, que nasce na Serra Grande, (Ibiapaba) Ceará, banhando oResultado de imagem para encontro das aguas teresinaterritório piauiense naquela região, até desaguar no Parnaíba, no encontro das águas, na capital Teresina. Lastimavelmente, enquanto do lado cearense o Poti tem 13 grandes barragens para retenção, segurar as águas do Poti, em território piauiense nenhuma barragem. No Piauí, há mais de 30 anos, o então governador Alberto Silva planejou e projetou a megaResultado de imagem para barragem de Castelo,Barragem de Castelo, com previsão de espelho d’água de 60 quilômetros e geração de 40 Megawatts de energia elétrica. Essa barragem de Castelo, agora que está sendo licitada para inicio brevemente, felizmente, mesmo diante de tanto atraso.
Fazemos essa narrativa, para alertamos aos governantes do Piauí, Governadores e prefeitos, de que não dá mais para esperar. O DNOCS eResultado de imagem para Tabuleiros Litorâneos,EMBRAPA construíram dois projetos Piloto, para servirem de norteamento aos executivos, quanto a necessidade de se fazer canais de irrigação nas margens do Parnaíba, e agora, com a Barragem de Castelo, também, nas margens do Rio Poti. Com certeza, cada município ribeirinho, a exemplo do Rio São Francisco, gerarão ricas áreas irrigadas, para a produção de fruticultura de qualidade para o mais exigente mercado de exportação.
Lembramos e lamentamos que os Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos, construídos como modelos, (protótipos), infelizmente, nunca seguidos por nenhuma autoridade de governadores a prefeitos, embora com mais de 30 anos de construídos. Entretanto, é chegado o momento do povo sair para as ruas e gritar: “ não queremos asfalto nas ruas e sim, canais de irrigação nas margens dos nossos rios, tanto oParnaíba como o Poti”. Agindo assim, governadores e prefeitos podem mudar o perfil da economia desses municípios e do estado, competindo com Petrolina/PE e Juazeiro/BA, no mercado de exportação de frutos e também, através do plantio de uvas, já que foi em Parnaíba/PI, que a Embrapa, produziu a uva mais doce do Brasil, um mega chama, para atrair os vinhedos do Rio Grande do Sul.
Resultado de imagem para exportação de frutos em petrolina e juazeiro
Esses canais de irrigação podem, a cada administração municipal eResultado de imagem para modelos de canais de irrigação  estilo v e uestadual, obedecer, o estilo “V” e não “U”, pois o V sai mais rápido e mais barato, com planejamento para cada 4 anos de administração, com verba definida para expansão dos ricos canais de irrigação.
Se assim procederem, governadores e prefeitos ribeirinhos do Parnaíba e Poti poderão, em pouco tempo, transformar o Piauí, num mega exportador de frutos de qualidade para o mundo.
Cabe ao povo adquirir a conscientização e cobrar dos políticos, que chega da irresponsabilidade de não se aproveitar as margens do Parnaíba e Poti, como os dois mais importantes polos deResultado de imagem para rio parnaiba  pidesenvolvimento com sustentabilidade, pela rica vazão d’água, que gerará milhares de empregos e riquezas para os cofres do estado e de seus respectivos municípios.
O Piauí é rico sim, mas, infelizmente, falta planejamento de resultados, para aproveitar as riquezas naturais que Deus nos deu.
É a nossa séria e necessária advertência de hoje, doa a quem doer.

                                               T  R  I  N  C  H  E  I  R  A

  • A LAVA JATO VAI GENERALIZAR PARTIDOS E POLÍTICOS TODOS SÃO IGUAIS: CORRUPTOS! – Uma vergonha, quem folheia as revistas Veja e Isto É, desta semana, facilmente pode observar que o país está maculado pela corrupção desenfreada, que vai deixarmuita pouca gente fora, da mancha suja, negra, da Lava Jato. Desde a Presidência de Dilma, Temer, seus Ministros, senadores, governadores e deputados federais, quase todos serão maculados pela ganância de embolsar dinheiro público. Até quando a sociedade brasileira vai ter que suportar isso, sem que a impunidade cause revolta ao mais simples cidadão? O povo quer punição e o rigor da Lei, para aqueles que abusaram da confiança do povo e roeram do queijão gordo da Petrobras, na mais vil corrupção da história do mundo. Não acreditamos que em outro país tenha acontecido algo semelhante. Estamos envergonhados, decepcionados, desacreditados e incrédulos em relação aos traidores políticos da nossa República. A semana que se inicia trará revelações dos 76 executivos da ODEBRECHT onde a delação de apenas um, já estremeceu os alicerces da República. Imaginem quando todos abrirem a boca. Vai ser um hecatombe!!

  • OS BANCOS BILIONÁRIOS DE UM BRASIL EM RISCO DE FALÊNCIA E DE POVO FALIDO – Não terá socorro. Ou o governo brasileiro busca uma saída para devolver ao povo o poder de compra e fazer a economia girar voltando a promover a compra e venda, ou o caos vai levar o país à mesma situação da Grécia,Resultado de imagem para charge com corruptosfalência total. Baixar os juros do cheque  do cartão, incentivar negociações das dívidas do povo, atolados até o eixo, para em seguida, recuperar a compra e venda entre a industria, comércio e o povo. Se o povo compra, o comércio vende, por via de consequência a indústria voltará a crescer, gerando mais emprego e renda. É a saída, pois, é preciso fazer a roda gigante da economia, girar e isso só a contece, com o povo voltando a poder consumir, como acontecia antes da crise. Enquanto isso, Bancos mostram balancetes trimestrais, com lucros de bilhões, enquanto o povo sofre no bolso o massacre do juro acima de 370%  do cheque especial e de 480% no cartão de ccrédito. É justo isso? Um país de bancos ricos, bilionários e de governos, estaduais, municipais e de povo falido. Acorda Brasil! Muda Brasil!

  • O EXEMPLO DO BILIONÁRIO BRADESCO – Da Coluna do jornalista Zózimo Tavares: Deu na Veja on-line (radar) “ A crise Resultado de imagem para sede do bradescobrasileira passa longe do setor bancário. O Bradesco viu seus ativos saltarem de 38% entre setembro de 2015 a setembro de 2016, a maior valorização de ativos entre os bancos latino-americanos. É o que mostra estudo feito pela consultoria Economática. Em setembro de 2015, o ativo total do banco era de R$893 bilhões de reais, passando para R$ 1,2 trilhão de reais agora. Um salto de módicos 337 bilhões”. Enquanto isso, estados, municípios e o povo “Ó”!!! fumo e grosso!! E tome juros!!!

  • WELLINGTON VAI À EUROPA SEM APOIO DE CONSULTORIAS DE NÍVEL INTERNACIONAL – O governador Wellington Dias está deResultado de imagem para governador Wellington Diasviagem marcada para a EUROPA e como sempre, sem ser assessorado por consultoria de categoria internacional. Quando um governador decide viajar a cata de investidores, deve fazê-lo, mas, sempre acompanhado de consultores internacionais, como fazem os grandes estados desenvolvidos. Sozinho e com assessores inexpressivos locais, poderá não ter sucesso de novo, como das vezes anteriores. Quem foi assim a esmo, trouxe alguma coisa? Ao que sabemos ninguém!!

  • WELLINGTON DIAS E MINISTRO INAUGURAM ASFALTO NA BR 235 – O governador Wellington Dias em companhia do Ministro dos Transportes Mauricio Lessa inauguraram 130 km de rodovia asfaltada, ligando Santa Filomena aos municípios de Gilbués e Monte Alegre. Uma obra estruturante que deverá ser integrada a grande Transcerrado, melhorando o escoamento de grãos nos cerrados do Piauí. Sem dúvidas, uma obra importante e estruturante.
Resultado de imagem para WELLINGTON DIAS E MINISTRO INAUGURAM ASFALTO NA BR 235

  • PREFEITURA E STRANS IMPEDEM O SUCESSO DO COMÉRCIO DO CENTRO COM MULTAS ABSURDAS – Quem disse que você tem onde estacionar no centro de Teresina? Até os estacionamentosResultado de imagem para strans no centro de teresina multandoResultado de imagem para strans no centro de teresina multandoprivados são insuficientes, para atender a grande corrida, do povão ao comércio do centro. Daí se chamar atenção do prefeito Firmino Filho para botar freio na Strans que de forma antipática e abusiva, multam indiscrimidamente, prejudicando o comércio do centro da cidade. Isso é algo absurdo e inadmissível. É preciso bom senso e compreensão. Afinal, o povo quer ter mobilidade, mas, a STRANS não deixa. Multa! Algo chato e antipático. Bem que o prefeito deveria mandar anular, essas multas do mês de dezembro no centro, todas abusivas e absurdas.  

  • AUMENTO DE ESCOLAS PARTICULARES DE 7.3% É ABSURDO E DESRESPEITRO AO POVO DIANTE DE TÃO FORTE CRISE – Se estão congelando salários e sustando reajustes no âmbitoResultado de imagem para AUMENTO DE ESCOLAS PARTICULARESfinanceiro do país, nada justifica que as escolas particulares de Teresina, não queiram se alinhar ao momento difícil que ora atravessa o país, e, como buscam união, estados e municípios, congelarem salários e reajustes abusivos. O momento é de compreensão de todos. Famílias precisam se unir e protestarem reagindo e com apoio da imprensa. É preciso a participação de todos. Público e privado se não vai quebrar dentro!! O recado direto é para o SINEPI-PI – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí.

  • MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO DO PIAUÍ SOFRE COM A ESTIAGEM – Piauí Luta em Brasília pela liberação de R$ 24 Resultado de imagem para maquinas de cavar poço sondasmilhões, para socorrer as vítimas do semiárido piauiense.  Essa é a lamúria de todos os anos de seca ou de forte verão. Enquanto isso, máquinas e perfuratrizes estão encaixotadas e Governo Wilson Martins devolveu R$ 19 milhões ao Governo Federal, não tirou as máquinas das caixas fechadas e não teve pena do sedento povo do sertão piauiense. Isso precisa ser investigado pelo MPF. Isso é caso de polícia, de punição e falta de respeito às famílias do sertão do semiárido do Piauí. Uma vergonha!!

  • BANCADA DEVE COMEÇAR A DEFENDER TARIFA ESPECIAL PARA O BRO-BRO NO PIAUÍ – Bem que a bancada federal do Piauí deveria cobrar da Eletrobrás tarifa especial no período do BRO-BRO = Setembro a dezembro, para que as famílias pobres possam pelo menos usar o ventilador durante esse período infernal de calor piauiense, sem similar no Brasil. Claro, muitos morrem, principalmente velhinhos, pobres, sem o direito sequer de ter um ventilador, pois se ligar, não terá condições de pagar a extorsiva tarifa de energia da gulosa Eletrobrás.

  • FIRMINO FAZ CHARME E POLITICALHA NA ESCOLHA DEResultado de imagem para Silvio MendesSECRETÁRIOS – Politicalha sim, quando apenas dois nomes merecem destaques: Silvio Mendes para a Saúde e Kleber Montezuma para a educação. O prefeito nomeia a conta-gotas, diferente de Wall Ferraz, que fazia o anúncio de uma só vez, e, sempre por escolha curricular. Na prefeitura de Firmino vereadores sem Resultado de imagem para Kleber Montezumacurriculum à altura do cargo, são convocados para atender aoscompromissos da politicalha infernal. São 6 vereadores que vão abrir vaga para 6 suplentes. E isso é sério? Quem disse?



P  I  M  E  N  T  I  N  H  A


  • Prefeitos de cidades ribeirinhas do Parnaíba e Poti, deveriam propor ao governador Wellington Dias que ao invés de asfalto, usasse a mesma verba para fazer canal de irrigação no município.

  • Assim, seria gerado um mega projeto de irrigação, que a cada ano poderia receber mais quilômetros e gerar um forte mercado de emprego, renda e muita riqueza.

  • É preciso uma campanha para que no lugar de asfalto fazer canais de irrigação, gerando um mega campo de irrigação nos municípios ribeirinhos do Parnaíba e Poti. Esse é o melhor caminho.

  • O que o estado vai fazer com 10 maquinas de cavar poço dentre elas 3 sondas que fazem um poço em 2 horas?

  • Essas máquinas sondas, são acopladas a uma carreta para a conduzir, devido o gigante tamanho da perfuratriz  sonda. Bem que o governador deveria conhecer. Estão paradas e o povo sofrendo por falta d’água no sertão.

  • Anunciaram a concorrência da barragem de Castelo para o dia 28 de novembro e até agora não se sabe qual o resultado da concorrência. Estranho, não!!

  • Se você recebeu dinheiro da Lava Jato, corra, vá comprar Lexotan, pois serão todos denunciados a partir de segunda feira 12/12, sem dó e piedade. Oi!!

  • Tereza Brito, PV – Partido Verde, dançou. Ela tinha um compromisso com o prefeito Firmino. Se elegesse no mínimo dois vereadores, eles teriam uma secretaria. Só se elegeu a Teresa Brito. Assim o PV dançou!!

  • Se interligar os municípios ribeiri+nhos à grande Transcerrado, o governador W. Dias marcará um grande tento.

  • Aliás, essa  promessa é antiga, ninguém cumpriu. Parece que o índio vai cumprir. A transcerrado está sendo asfaltada. Vai terminar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário