sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

* NOTÍCIAS  DIVERSAS: PIAUÍ- BRASIL

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprovou a criação de Uma Estação Aduaneira para Teresina, o Porto Seco. Na mesma sessão, também foi aprova mudanças na legislação que autoriza as ZPEs no país. Num discurso inflamado cheio de observações, o deputado Paes Landim (PTB), decano da bancada piauiense e um dos mais antigos da Câmara Federal, votou contra a nova legislação. Por discordar no novo modelo proposto pela Associação das ZPEs do Brasil. Landim citou pontos que para ele são totalmente anacrônicos e nada representam em termos de avanços no contexto econômico e empresarial. Apesara do voto contra o projeto passou.
ATRASADOO Piauí está atrasado com relação ao Porto Seco. Em São Paulo existem mais de 100. Aqui, há anos que se fala em instalar apenas um. O empresário Antônio Machado foi quem teve a ideia. Morreu e não viu seu sonho realizado.
NA DEMOCRACIA É ASSIM  As manifestações desta 3ª feira na Assembleia Legislativa, dão a exata dimensão de como funciona a democracia brasileira. Quem ontem se indignava com a PEC de Michel Temer, hoje tece elogios a PEC do Teto estadual.
SINDICAL & POLÍTICA Para os sindicalistas, a reação contra a PEC estadual é porque vai mexer na parte mais sensível do corpo humano, o bolso. Para outros, a motivação é política. Não foi difícil identificar na confusão, líderes do PSOL e PSTU. O que é normal e, sobretudo, legítimo.
PEC PROIBE ACÚMULO Um artigo da PEC federal da Previdência pode gerar demanda. Ele proíbe acúmulo de aposentadorias. Quem é aposentado, seja municipal, estadual ou federal fica impedido se aposentar pela Previdência, mesmo que tenha contribuído a vida inteira.
DEVOLUÇÃO Proibida de receber o benefício por causa do acúmulo, a pessoa que contribuiu seja lá quantos anos, vai receber de volta o dinheiro descontado do seu salário ao longo do período?
CÂMARA DE CONCILIAÇÃO : Para desafogar o judiciário, o Tribunal de Justiça admite criar uma Câmara Permanente de conciliação. A ideia partiu do desembargador Ribamar Oliveira após os resultados positivos da última semana de conciliação. Tem o apoio do presidente.
MULTAS Na sua despedida da presidência do TCE, o Conselheiro Luciano Nunes publicou relatório, informando que a corte condenou gestores públicos estaduais e municipais ao pagamento de multas num total de R$ 54 milhões por mau uso de verbas públicas.
E MAIS  Das multas foram recolhidos R$ 4. 402, 319, 03, (quatro milhões, quatrocentos e dois mil, trezentos e dezenove reais e três centavos).
PARA ONDE VAI?  O internauta Antônio Luiz Craveiro dos Santos morador no conjunto Saci, viu a notícia e disse ser um dever do Tribunal multar maus gestores. Ele quer saber para onde vai essa dinheirama toda.
VACÂNCIAA propósito, em 2017, vem aí, mais uma briga por uma vaga no TCE. O Conselheiro Luciano Nunes prepara-se para deixar a casa pela compulsória dos 70 anos. Haja pois, quem se habilite.
SELO PRATA:  O Tribunal de Justiça do Piauí ganhou o selo Prata do CNJ, referente ao relatório “Justiça em Números de 2015”. Significa dizer que o nosso judiciário estadual pode não estar mais entre os piores do Brasil como foi publicado recentemente.
QUEDIABOÉISSO? Mas entre as qualidades destacadas pelo CNJ para condecorar o TJPI com o selo prata, está uma que chama atenção pelo esquisito nome de “interoperabilidade”. Seu Zezim da Vila da Paz, não entendeu nada e pergunta: “que diabo é isso?”
PERITOS UNIFICADOS:  A Assembleia legislativa aprovou projeto de Lei do executivo que unifica a profissão de Perito. Antes, tínhamos o Perito Papiloscopista e o Criminal. Eles compareciam ao local do crime e faziam o mesmo trabalho, onerando os cofres públicos com viagens e diárias.
BASTA UM :  Agora, temos apenas o Perito Criminal com as mesmas atividades e sem acúmulo de serviço. A Polícia Técnica Científica do Estado tem como chefe o médio legista Antônio Nunes. Foi dele a ideia de unificar.
E O PLACAR? : A Fundespi anuncia que vai dotar o Albertão de um moderno sistema de monitoramento por câmeras. Nada de mais nisso, afinal está no Estatuto do Torcedor essa exigência. E o placar, vai sair ou não?
NOTAS & NÓTULAS* Deputado mais votado em Teresina, Dr. Pessoa (PSD), bradou alto e bom som que não vota na PEC do Teto estadual. Fala Dr. Pessoa: “Eu tô é do lado do povo”. E tem alguém contra?
*O River vai estrear na Copa do Brasil 2106, no Mato Grosso. Se empatar se classifica, perdendo tá fora.







Nenhum comentário:

Postar um comentário