quinta-feira, 11 de maio de 2017


Nova carteira de motorista terá QR Code para evitar fraudes e cópias
De pouco em pouco, todos os lugares e setores vão se modernizando. Agora, chegou a vez do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e do Ministério das Cidades colaborarem com uma novidade interessante para os motoristas de plantão. A partir desse mês, todas as novas carteiras de motoristas virão com um QR Code para serem escameadas.
O anúncio veio hoje de tarde e visa aumentar a segurança. Basicamente, a nova tecnologia consegue ajudar na luta contra cópias ilícitas e fraudes, possibilitando que qualquer um possa ler o código QR de uma CNH. O modelo está valendo desde o dia 1º de maio e, de acordo com o DENATRAN, já há mais de 300 mil carteiras com o novo modelo.
A ideia é que qualquer cidadão possa verificar a autenticidade de uma CNH. Para isso, basta ter o aplicativo Lince para ler o QR Code, que está disponível para Android e iOS. Com o código em mãos, todo mundo poderá checar a foto e informações no banco de dados do DENATRAN para confirmar a veracidade do documento.
Se tudo ocorrer como planejado, o Serpro quer disponibilizar dados de infração juntamente com as informações atuais em um futuro próximo. A ideia é que, em até 5 anos (prazo máximo para renovar a carteira de motorista), quase 100% dos brasileiros já tenham o novo modelo.
Todos os aspectos da tecnologia foram desenvolvidos em software livre e, segundo o diretor do DENATRAN, não há razão para aumentar qualquer tipo de taxa para o cidadão, mas a emissão da CNH é estadual, ou seja, cabe a cada Estado regulamentar o preço – e esperamos que ele não mude em todo o Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário