sábado, 15 de julho de 2017

Detran quer proibir sorriso em foto da carteira de habilitação e seguir padrão dos passaportes

Após “sorrisão” em Carteira Nacional de Habilitação (CNH) viralizar nas redes sociais, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) deverá proibir os sorrisos nos documentos. A informação foi divulgada pelo diretor de habilitação do órgão no Ceará, Mário Freire Filho, na tarde desta sexta-feira, 14.


De acordo com Mário, em reunião do órgão em Brasília, na última terça-feira, 12, foi decidido que as fotos devem seguir padrão dos passaportes, nos quais fotos sorrindo não são permitidas pela Polícia Federal. “Deve ser normatizado o mais breve possível porque a foto (viral) levantou uma discussão muito grande. Todas as imagens de documentos oficiais têm que ter capacidade de aferir dados faciais, e o sorriso tira essa possibilidade”, esclarece.
Resultado de imagem para Detran quer proibir sorriso em foto da carteira de habilitação e seguir padrão dos passaportesO prazo para a normatização da nova regra ainda não foi definido, mas as fotos sorrindo já não devem ser permitidas no Estado, conforme Mário. “Inclusive, como diretor de habilitação, vou indeferir (fotos sorrindo). Não é questão de impedir manifestação nenhuma. É uma necessidade técnica. A CNH tem caráter de identificação”, informa.
A polêmica sobre sorrir ou não em fotos do documento voltou à tona na semana passada, quando um fotógrafo mineiro questionou funcionários do Detran e conseguiu sua CNH com foto sorrindo. A postagem do motorista contando o episódio e mostrando seu novo documento viralizou nas redes sociais. O Detran de São Paulo chegou até a fazer campanha para lembrar que as pessoas podem sorrir nas fotos de CNHs.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário