quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Tráfico de drogas – Líder de cartel de drogas mexicano é preso pela PF em praia do Ceará

A Suspeito era procurado pelo governo norte-americano, conforme a Polícia Federal - PF. Homem veio passar férias no estado.
Um homem apontado como um dos líderes de um cartel de drogas mexicano foi preso pela Polícia Federal em uma praia de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, no fim da manhã desta quarta-feira (27/12). Conforme a PF, o mexicano já era procurado pelo governo dos Estados Unidos por suspeita de distribuir drogas em cidades americanas. A Polícia Federal cumpriu o mandado de prisão do Supremo Tribunal Federal - STF. O suspeito, identificado como José Gonzales Valencia, 42 anos, conhecido como "Chepa", "Camaron" e "Santy", foi conduzido para a sede da superintendência da PF, em Fortaleza, onde está detido.
O delegado federal Aldair Rocha, da Divisão de Entorpecentes da PF, disse que o homem afirmou que faz parte de um dos maiores cartéis de drogas do México, chamado "Jalisco Nova Geração" (CJNG). A família do mexicano é uma das lideranças do cartel, e o suspeito preso em Fortaleza ficava responsável pela parte financeira da organização criminosa.
"Férias" no Ceará
O delegado PF informou que Jose Gonzales Valencia estava no Ceará desde o dia 22 de dezembro. A polícia passou a monitorar o suspeito após ele desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital. A polícia acredita que o traficante tenha vindo ao estado para passar férias com a família durante as festas de fim de ano.
Conforme investigações da PF, o mexicano estava hospedado em uma casa alugada na praia da Taíba, litoral oeste do Ceará. No início da tarde desta quarta-feira, os policiais seguiram o suspeito até as proximidades de um parque aquático em Aquiraz, onde ele se encontraria com a família. A PF identificou o alvo do mandado e deu voz de prisão. Jose Gonzales Valecia foi levado para a carceragem da PF em Fortaleza, onde prestará depoimento. O delegado Aldair Rocha afirmou que o mexicano deve ser extraditado. O local para onde o preso será levado não foi divulgado pela PF.
Cartel Jalisco
O cartel Jalisco Nova Geração (CJNG) é considerado pela DEA, agência americana de combate ao narcotráfico, como o território que mais cresce e gera lucro do México. O CJNG é dedicado principalmente ao tráfico de drogas químicas, as quais importa de outros países, como China, Argentina ou Chile. A mercadoria entra no México disfarçada de medicamentos. A partir daí, tem sua composição alterada, com a adição de outros compostos químicos, é embalada e vendida no país e nos Estados Unidos.
PF-CE / Foto: Arquivo
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário